Sunday, March 30, 2014

REGULAMENTO FAXI FAXI 2014

Regulamento
1. OBJECTO
O Faxi Faxi Mindelo – Film Festival baseia-se no conceito do festival original criado em Chicago que consiste numa competição de curtas metragens até três minutos em vídeo integralmente realizadas nas 48 horas anteriores à sua exibição obedecendo o argumento a um tema entregue no início do Festival.
2. ORGANIZAÇÃO
2.1. O Faxi Faxi Mindelo – Film Festival é organizado e promovido por João Paradela, ALLIANCE FRANÇAISE, ZERO POINT ARTE, Samira Pereira (Plataforma Cultura Arte), Casa Café Mindelo, Universidade Lusófona e Centro Cultural do Mindelo podendo haver outros parceiros e financiadores.
2.2. O e-mail de contacto do Festival é faxifaximindelo@gmail.com.
3. DATA E LOCAL
A 2ª edição do Faxi Faxi Mindelo – Film Festival terá lugar entre os dias 18 e 20 de Abril Agosto de 2014 nas instalações do Centro Cultural do Mindelo onde se efectuará a projecção das curtas metragens.
4. FUNCIONAMENTO DO FESTIVAL
4.1. O Faxi Faxi Mindelo – Film Festival é um festival de curtas metragens em que os concorrentes são convidados a realizar um filme em menos de 48 horas até três minutos respeitando o tema entregue pela organização no início do Festival a cada equipa.
4.2. Somente as equipas devidamente inscritas poderão integrar a competição do Festival.
4.3. A Organização reserva o direito de exibir filmes de equipas não inscritas que não poderão, contudo, integrar a competição.
4.4. No dia 18 de Abril de 2014 entre as 18 e as 19 horas a equipa inscrita deverá levantar nas instalações da Alliance Francaise o tema do filme a realizar.
4.5. A equipa deverá entregar a versão final do filme até às 19h do dia 20 de Abril de 2014 nas instalações do Centro Cultural do Mindelo, sendo os filmes numerados por ordem de entrada; os filmes entregues após esta hora serão penalizados e, por razões técnicas, poderão não ser exibidos.
4.6. A exibição pública dos filmes a concurso terá lugar no mesmo dia 20 de Abril de 2014 a partir das 21h30 no Auditório do Centro Cultural do Mindelo.
4.7. No final da exibição o público presente no Centro Cultural do Mindelo poderá votar depositando o boletim de voto numa urna fechada.
4.8. Após todas as exibições o Júri do Festival reunirá para atribuir o Prémio do Júri e eventualmente Menções Honrosas.
4.9. A partir da 23 horas da noite da exibição serão anunciados publicamente nas instalações do Centro Cultural do Mindelo os filmes vencedores.
5. INSCRIÇÕES
5.1. A inscrição no Festival deve ser efectuada entre os dias 1 E 18 de Abril de 2014 nas instalações do Centro Cultural do Mindelo e deve ser paga nas 24 horas seguintes sob pena de cancelamento da inscrição.
5.2. A inscrição deve ser efectuada em nome do representante da equipa e só será considerada válida após confirmação do pagamento por parte da Organização.
5.3. O número de elementos da equipa é livre.
5.4. O valor da inscrição é de 1.000$00 por equipa.
5.5. Em caso de se atingir o número de 30 inscrições validadas, a organização reserva-se o direito de encerrar de imediato as inscrições.
6. REQUISITOS DO FILME
6.1. Apenas serão admitidos a concurso os filmes que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:
a) concepção, recolha de imagens, realização e montagem integralmente efectuadas durante o Festival;
b) respeito pelo tema entregue à equipa no início do Festival;
c) duração até três minutos e, opcionalmente, até 15 segundos de genérico inicial ou final;
d) cumprimento de todas as normas relativas aos direitos de autor, nomeadamente quanto à banda sonora;
e) ficheiro final vídeo em formato AVI, norma DV PAL, gravado em suporte CD, DVD ou pendisk;
f) entrega da declaração de autorização de exibição pública devidamente preenchida e assinada por todos os elementos da equipa
6.2. Os filmes deverão ainda possuir título e ficha técnica com referência aos membros da equipa.
6.3. A Organização do Faxi Faxi e o Júri do Festival reservam-se o direito de excluir do concurso um filme ainda que tenha sido exibido se até à decisão do Júri se verificar que não foram cumpridos os requisitos do ponto 6.1..
6.4. A Organização do Faxi Faxi e o Júri do Festival reservam-se o direito de admitir a concurso, em circunstâncias excepcionais, filmes que não preencham os requisitos referidos nas al. b) e c) do ponto 6.1..
7. DIREITOS DE AUTOR
7.1.Os direitos de autor dos filmes produzidos durante o Festival pertencem aos seus autores.
7.2. As ideias, imagens e registos sonoros utilizados pelos concorrentes nos filmes deverão ser originais e respeitar o Código do Direito de Autor. Não é permitida a utilização, sem autorização dos autores e/ou detentores dos direitos, de qualquer material de outrem, protegido pelas leis nacionais e internacionais de copyright.
7.3. As eventuais infracções serão da exclusiva responsabilidade dos concorrentes.
7.4. A Organização do Faxi Faxi reserva-se o direito de exibição, divulgação, compilação e distruibuição dos filmes a concurso, sob diversos formatos, a título gratuito ou não, sempre com referência aos respectivos autores.
8.PRÉMIOS
8.1. O Faxi Faxi Mindelo - Film Festival atribuirá dois prémios: o Prémio do Melhor Filme e o Prémio do Público.
8.2. O Prémio do Melhor Filme será decidido pelo Júri do Festival que o atribuirá ao filme que reunir mais pontos nas seguintes categorias a ponderar por ordem decrescente de importância: 1º argumento e criatividade na adaptação do tema entregue; 2º fotografia e montagem; 3º Som e banda sonora.
8.3. Ao filme que reunir o maior número de votos da assistência será atribuído o Prémio do Público.
8.4. O Júri poderá ainda atribuir Menções Honrosas.
9. JÚRI
9.1. O Júri será constituído por três elementos a designar pela Organização Cabo-verdiana do evento.
9.2. Não há lugar a recurso das decisões do Júri.
10. DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. A inscrição no festival implica a aceitação deste regulamento.
10.2. Os casos não previstos no presente regulamento serão resolvidos pela Organização do Faxi Faxi.
10.3. Qualquer dúvida e/ou situação não prevista no presente Regulamento deve ser submetida, por e-mail para o endereço referido em 2.2..

10.4. A Organização do Faxi Faxi reserva o direito de introduzir alterações necessárias ao presente Regulamento, dando disso conhecimento a todos os concorrentes.

No comments:

Post a Comment