Sunday, March 30, 2014

INTRODUÇÃO/FILOSOFIA DO FESTIVAL 2014

INTRODUÇÃO/FILOSOFIA DO FESTIVAL


A primeira longa-metragem realizada pós independência por um cabo-verdianos em cabo-verdiana data de 1994 e foi Ilhéu de Contenda, realizada por Leão Lopes. A produção do filme foi em Co-produção entre o ICAM de Portugal e o extinto Instituto de Cinema de Cabo Verde, estrutura criada em 1977 para assegurar as funções de distribuição, mas, que, ao mesmo tempo, ensaia um investimento no desenvolvimento e apoio de obras cinematográficas nacionais.


Mais recentemente, o cenário audiovisual tem conhecido algum dinamismo, possível de constatar através de uma maior procura pelas paisagens de Cabo Verde para rodagem, do nascimento das primeiras produtoras nacionais e de obras que denotam uma grande vontade de criar e de retratar o sentir e o viver do povo das ilhas, com a particularidade de serem iniciativas de gente imbuída de um forte olhar e vivência crioulas, que aposta na defesa da identidade nacional no mundo globalizado em que vivemos e encara a cultura como um promotor da qualidade de vida do cabo-verdiano e elemento que contribui para o desenvolvimento económico de Cabo Verde.
Neste aspecto, evidenciam-se os lançamentos dos filmes “Cabo Verde, nha Cretcheu”, de Ana Lisboa, “Bitu”, de Leão Lopes, , “Pegadas”, do Grupo Teatral “Fladu Fla” e de diversos documentários como “Batuque, a Alma de um Povo” (2005), de Júlio Silvão, “Rua Banana-Cidade Velha” (2007), de Mário Benvindo”, entre outros.


Contudo, é necessário reconhecer que ainda estamos longe de atingir o patamar desejado em termos de uma política audiovisual consistente, longe de atingir o estádio em que o cinema seja capaz de desempenhar o papel de elemento de valorização da cultura e de projecção da imagem externa do País. Neste momento, a emblemática sala de cinema do Éden Park, em São Vicente encontra-se fechada e o cinema da Praia só recentemente voltou a abrir as portas ao público, os projectos de cineclubes faliram, faltam distribuidoras e promotores, a pirataria cresceu e a ausência de políticas para o audiovisual é notável.


No entanto, ultimamente, tem-se verificado uma preocupação mais acirrada por parte do actual Executivo em insuflar uma maior dinâmica à produção audiovisual no País, evidenciada no recente “Fórum sobre Economia da Cultura”, realizado na Cidade da Praia, em Abril de 2008, onde constou a realização de uma oficina para debate especializado e formulação de propostas para esta área.


O Faxi – Faxi Mindelo – Film Festival 2014 é um festival de curtas metragens em que os concorrentes são convidados a realizar um filme em 48 horas. O filme em formato digital deverá ter até três minutos e respeitar o tema entregue no início do Festival a cada equipa. Partindo do tema, cabe às equipas escrever, filmar e editar o trabalho final até ao dia seguinte. A exibição dos filmes das várias equipas e a escolha dos vencedores será feita nessa mesma noite.
O conceito do festival Faxi Faxi nasceu em Chicago nos EUA e realiza-se, embora em moldes ligeiramente diferentes, actualmente também em Dublin (Irlanda), em Braga e terá a 3ª edição este ano na Cidade da Praia e a 2ª Edição no Mindelo (Cabo Verde). O primeiro passo para participar neste festival é juntar uma equipa capaz de escrever, filmar, editar e, claro, dar a cara no filme. Nesta segunda edição haverá outra vez um limite de 30 equipas que se inscrevam, não havendo número máximo de pessoas por equipa. Feita a selecção da equipa é necessário proceder à inscrição no Festival.
No primeiro dia do Festival (sexta-feira – 18 de Abril de 2014) a organização do Faxi Faxi da Cidade do Mindelo sorteia pelas equipas inscritas um tema para o filme a realizar. O tema não é o guião e deve ser entendido somente como uma referência ou como uma fonte de inspiração para escrever o argumento de uma curta metragem até três minutos.
Recebido o tema é só pôr mãos à obra! O trabalho final devidamente editado deve ser entregue dois dias depois (Domingo – 20 de Abril de 2014) no Centro Cultural do Mindelo – Mindelo até às 18h. A exibição pública dos filmes admitidos a concurso é feita logo a seguir pelas 21h30. Mais tarde nessa noite são anunciados os vencedores e atribuídos os prémios.
Os meios técnicos não são um problema: uma simples câmara de vídeo digital ou uma câmara fotográfica ou até um telemóvel, um computador e software de edição de áudio e vídeo podem ser suficientes para um bom trabalho. No Centro Cultural do Mindelo (Mindelo) haverá uma sala com computadores e software de edição para quem não possua meio próprios.
Os filmes podem ser videoclips, ficções, experimentais, etc..É uma questão de criatividade.

Faxi Faxi Mindelo vale bem duas noites mal dormidas!

No comments:

Post a Comment